sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Tudo começou assim..

A Inspiração
A primeira vez que o Senhor tocou meu coração para formar um grupo de oração para vestibulandos foi quando participei de um Workshop do Ministério Universidades Renovadas, em Guarapuava, em abril de 2004. Eu tinha acabado de mudar para a cidade para fazer o cursinho, com a certeza de que passaria no vestibular, porque Deus mostrou em oração que aquele era o meu lugar.

Mesmo eu ainda não sendo universitária, sentia uma grande vontade de trabalhar pelo sonho de renovar os jovens com a doutrina de Jesus. Foi então que o Senhor lançou a semente: Por que não iniciar um Cursinho Renovado?

O intuito era levar uma mensagem do amor de Deus e preparar os corações aflitos de quem está passando por este momento tão difícil – a escolha da profissão, a ansiedade de enfrentar as provas, a pressão da família e dos amigos.

Plantei esse sonho no meu coração e coloquei no papel como seria o Grupo de Oração dos Vestibulandos, quais seriam os objetivos e as diretrizes. Apresentei o projeto ao coordenador do Ministério Universidades Renovadas de Guarapuava, o Maycon, e prontamente consegui apoio para dar início ao GOV!

A Direção do Cursinho
Alguns meses depois, apresentamos o projeto à direção do Cursinho onde eu estudava. Confesso que senti muito receio de que eles não aceitassem o GOV. Mas para a minha surpresa, a diretora do Cursinho nos recepcionou muito bem, gostou do projeto e deu total apoio para começarmos quando quiséssemos. Essa resposta nos impulsionou a começar o GOV o quanto antes.

Começa a Divulgação
A divulgação começou a ser feita somente com cartazes e panfletos feitos por mim e outro vestibulando, servo de um grupo de jovens. Ele trabalhava no cursinho e aproveitava para entregar os convites para o GOV no final das aulas.

O Primeiro GOV
Estávamos todos ansiosos para a realização desse sonho que aconteceria todos os sábados a partir das 13h com duração de 30m. No primeiro GOV foram algumas pessoas e nos alegramos muito com aquilo que parecia ser impossível.

Os primeiros encontros aconteceram numa sala de aula. Poucas pessoas participavam, pois ainda não era muito divulgado. Muitos nem sabiam que ali, naquele cursinho, tinha um grupo de oração para vestibulandos. A direção nos permitiu que fizéssemos a divulgação cara a cara e no microfone no intervalo das aulas, mas infelizmente a timidez nos impediu de alcançar a meta esperada.

As Pedras
É claro que havia momentos de desânimo, cansaço e vontade de abandonar a missão.
Mas, foi necessária muita oração, renúncias, sacrifícios e lágrimas. Lembro-me da palavra que o Senhor suscitara em meu coração: “Cumpri vossa tarefa antes que o tempo passe e, no devido tempo, ele vos dará a recompensa” Eclo 51, 38.
As palavras da Maria Inês, foram tão fortes em uma conversa que recobrei o ânimo. Ela dizia: “Não desista desse sonho! Você vai sofrer um pouco antes que tudo se concretize, mas siga em frente, olhando para o alto e acreditando que tem um Deus que não te deixará só... Eu já passei por isso e posso te dizer: Vale a Pena!”
Acho, que não desisti por amor mesmo e por misericórdia de Deus é claro, porque em todos os momentos que pensava em desistir.. em parar de sonhar, o Senhor colocava outras pessoas para continuarem sonhando junto comigo. Eu via naqueles vestibulandos a necessidade de conhecer a Deus, de descobrir toda a riqueza que Ele poderia oferecer a eles que ia muito além da aprovação no vestibular.

Hora de Caminhar
A intercessão para o grupo era aos sábados pela manhã. É muito importante ressaltar que a intercessão foi fundamental para a continuidade do projeto!
A intercessão nos fortalecia e gerava uma unidade entre os servos, buscando sempre ouvir a voz de Deus que nos dava o direcionamento para o cada GOV.

A Volta Renovada
Muitos servos do MUR de Guarapuava puderam participar do IX ENUCC, em Maringá. Neste evento, uma nova chama foi acesa e o Sonho renasceu em nossos corações com um novo ardor. Voltamos determinados a investir na divulgação!

No primeiro encontro após o ENUCC, a zeladora do cursinho, que sempre chegava antes para abrir as salas, se atrasou. Havia ali cerca de 30 pessoas, e estávamos muito felizes pelo resultado da divulgação... Então o famoso dunga do MUR rsrs com o seu jeito bem “ discreto” de ser, rsrs sugeriu: “Que tal se fizéssemos o GOV aqui, no corredor mesmo?”

Todos aceitaram e vimos o poder de Deus agindo naquele lugar! Foi lindo, maravilhoso e inesquecível! Percebíamos que as pessoas estavam um pouco intimidadas dentro da sala, pois muitas vezes chegavam atrasadas para o grupo. Já ali, todos participavam! Então, a partir daquele sábado, os GOV´s passaram a ser realizados num espaço aberto próximo ao corredor do cursinho!

Aconteceram vários grupos, e o vestibular se aproximava. A pressão dos professores e dos pais deixava todos muito aflitos. Procuramos trabalhar isso com eles, manter a tranqüilidade, confiar no Senhor, acreditar que Deus estava nos capacitando e pedir o Espírito Santo.

GOV no Vestibular
Uma semana antes do vestibular, pedimos que o Cursinho patrocinasse a divulgação para realizar um GOV no dia do vestibular, nos campus onde seriam realizadas as provas! Eles aceitaram e nos deram uma linda faixa com a frase:
Comece marcando a alternativa certa nesse vestibular:
(X) Grupo de Oração do Vestibulando!
Nos reunimos 30 minutos antes do horário de fechar os portões, e foi um encontro realmente muito ungido! Várias pessoas participaram e puderam sentir um pouco de paz e tranqüilidade naquele momento.
Naquele ano, sofri uma grande frustração: não passei no vestibular da Unicentro pela segunda vez. Eu estava certa que passaria, Deus havia feito esta promessa, eu tinha estudado e aquele era o lugar onde o Senhor me queria. Eu só não sabia que ainda não era a hora. A idéia de que talvez minha missão no cursinho ainda não tivesse terminado era meu consolo em Jesus.

A Caminhada continua!
Desde 2004, o GOV é realizado antes de iniciar as provas do vestibular e muitos testemunhos surgem através dessa experiência. No vestibular de primavera, em setembro de 2005, cerca de 200 jovens participaram desse encontro.

O Grupo de Oração do Vestibulando também continua a se propagar e sonhamos com que todos os cursinhos tenham ao menos um horário para esse encontro com Deus. Ainda hoje muitas pessoas têm sua primeira experiência com o Senhor através do GOV. Antes mesmo de entrar na Universidade os jovens podem descobrir o Ministério, ter um encontro pessoal com Jesus e levar esse sonho para a sua universidade, participando do GOU.

O Senhor fez Maravilhas...
Hoje, vejo que o Senhor realizou maravilhas em minha vida. O GOV me ajudou a ter persistência para enfrentar o desafio do vestibular e ainda ajudar outros jovens que como eu sofriam a mesma angústia. No ano de 2006, passei para Fisioterapia, com a graça de Deus, após sete tentativas em várias universidades pública. Agora, quero ser uma Profissional do Reino, continuar auxiliando o GOV e jamais esquecer que Deus é fiel em suas promessas de amor.

Mariana Andrade – mary.pur@hotmail.com

Nenhum comentário: